segunda-feira, 6 de maio de 2013

11ª leva - Nórdica Mild Ale

No feriado de quarta-feira, dia 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho, aproveitei para tirar a poeira das panelas e brassar pela primeira vez uma cerveja do estilo Mild Ale. Espera-se uma cerveja suave, leve, não muito amarga, de coloração marrom e baixa carbonatação. Vejamos oque o BJCP diz a respeito do estilo:

Impressão Geral: Uma cerveja de sabor suave, com ênfase no malte e que é adequada para se beber em quantidade. Refrescante, ainda que saborosa. Algumas versões podem parecer como uma Brown Porter de menor densidade.

História: Pode ter evoluído como um dos elementos das Porters primitivas. Em termos modernos, a palavra mild (suave) refere-se a uma relativa falta de amargor de lúpulo (ou seja, menos lupulada e não tão forte quanto uma pale ale). Originalmente, a “suavidade” pode ter sido referenciada ao fato de esta cerveja ser jovem e ainda não apresentar o azedume moderado dos lotes envelhecidos. De certa forma é rara na Inglaterra, com boas versões podendo ainda ser encontradas na região central da Inglaterra, nos arredores de Birmingham.

Confesso que não segui a risca a recomendação do BJPC. Adequei a receita ao meu gosto pessoal. Ou seja, troquei o fermento, que, dentro do meu alcance, seria mais adequado (S-04) pelo fermento US-05, que é meu fermento favorito, dentre os quais já usei. A diferença é que o S-04 é mais indicado para Ales inglesas (por exemplo, a mild ale). O sabor e aroma são mais frutados. O ponto positivo é que decanta rapidamente para o fundo do fermentador, e oque resta para o fundo das garrafas, deixando a cerveja menos turva que os outros fermentos.
Já o US-05 é um fermento de linhagem americana. O aroma e o sabor das cervejas fermentadas por ele são mais limpos. Não tão frutados.
Outro ponto que alterei foram os lúpulos. Coloquei uma boa carga de lúpulo de aroma (Fuggles) no final da fervura.

Segue a receita:



Água inicial: 15L
Água secundária: 22L

Rampas:
65ºC - 80min
72ºC - 15min
78ºC - 10min
Fervura de 60min
60min - 13g de lúpulo Galena
10min - meia cholher de chá de Whirfloc
5min - 37g Fuggles.


Os ingredientes foram praticamente os mesmos da Porter, mas em menor quantidade.
A Nórdica Mild Ale ainda está fermentado. Em breve posto novidades.







Um comentário: